PREPARAÇÃO AQUÁTICA PARA O PARTO NORMAL (Condeixa)

- 1 sessão(Quartas) na piscina Municipal (até ao final DA GRAVIDEZ, quem desejar e gostar da experiência) Grátis para o do Concelho;

- É obrigatória e fundamental a participação do companheiro ou um/a acompanhante em todas as sessões para apoio nos exercícios dentro de água;

- 20h 1 aula - tema teórico
- 21h 1 aula prática de exercícios em piscina (cada sessão);

- Pode-se fazer independentemente do tipo de parto (natural, cesariana), o importante é exerc. respiratórios, fortalecimento muscular, exerc. de bacia, o relaxamento e recuperação física e psicológica (exercícios de recuperação pós-parto);

- Alguns temas teóricos:
1 INICIO - Considerações
2 Alimentação
3 Fases W Parto
4 Desconfortos
5 Massagem e bola pilates
6 Massagem Perineal
7 cel Estaminais
8 lista Maternidade
9 PLANO PARTO
10 AMAMENTAÇÃO
11 Transporte RN
12 Banho
13 Pele a Pele
14 Massagem RN
15 Prevenção Acidentes
16 Competencias do RN
17 Epidural Sim/Não
18 Considerações Gerais

A PARTIR DAS 20 SEMANAS DE GRAVIDEZ

Visualizações de páginas no último mês

. O QUE LEVAR PARA A MATERNIDADE

NUM SACO PEQUENO

2 camisas de dormir

3 cuecas

1 robe

1 par de chinelos

1 par de chinelos de borracha para o banho


Artigos de higiene


TROUXA PARA A SALA DE PARTOS
1 mantinha
1 conjunto de roupa interior
1 fatinho
+ 1 gorro
1 fralda de pano
1 fralda descartável ou reutilizável
(coloque junto umas cuecas – preferencialmente descartáveis)

PARA OS RESTANTES dias de permanência na Maternidade
3x a trouxa para a sala de partos (bebé)
Toalhas de banho para o bebé (depende das Maternidades)
Roupa suficiente para 3 dias
Uma escovinha para o cabelo do bebé

Soutiens para amamentação


IMPORTANTE: levar sacos de plástico, para a roupa suja(deve ser enviada diariamente para casa)

EM CASO DE PERMANENCIA PROLONGADA OS SEUS FAMILIARES LEVAR-LHE-ÃO O QUE NECESSITAR.

Notas:
1-Leve sempre consigo todos os documentos referentes à sua gravidez, cartão de utente de saúde e cartão de cidadão.
2-relativo: se necessário levar carregador de telemóvel

Não levar objectos de valor.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PLANO DE PARTO (ideias)

PLANO DE PARTO 
Exmos. Srs.
Envio a lista das minhas preferências para o nascimento do meu filho. Se alguma das opções não puder ser seguida, gostaria de ser previamente informada e consultada a respeito das alternativas. Contudo o que aqui descrevo, são apenas meras intenções e desejos, no entanto confio (plenamente na equipa de saúde) e sei que acima de tudo estará o meu bem estar e o do meu filho/a (NOME DO BEBE) 

Nome:
Data prevista para o parto (38s – 42s): Data das 40s: ___________________________
Médico / Enfermeiro assistente: _________________________________
Preparação para o parto: Psicoprofilático/Aquática/Ambas____________________________

Questões de admissão
Gostaria (se possível) que não me rapassem os pêlos púbicos (tricotomia).
Gostaria que (não) me administrassem um clister.
Presenças na sala de parto
Gostaria que (marido, mãe, amiga) estivesse o mais tempo possível comigo. 
 Não me oponho a que estejam estudantes presentes.
Gostaria que não estivessem pessoas constantemente a entrar e a sair da sala.
Ambiente na sala de parto
Gostaria de ouvir música escolhida por mim/levarei música comigo.
Gostaria de ter luzes suaves na sala de parto
Gostaria que houvesse silêncio (dentro do possível) por parte dos profissionais
Dor
Gostaria de usar a bola de parto durante a dilatação (de referir que tive aulas práticas (treinei no domicilio)
Gostaria de usar água morna,  como forma de alívio de dor
Gostaria que não me oferecessem a epidural, a não ser que eu a solicite. Gostaria de receber a epidural o mais cedo possível (sei das condições de saúde para a receber e apesar de uma decisão minha de querer, sei que cabe ao médico anestesista a decisão técnica).  
Trabalho de parto
Gostaria de poder beber água ou chá (pelo menos na 1ª fase de indução)
Gostaria de ter liberdade de movimentos durante o trabalho de parto
Gostaria de escolher a posição para parir..
Gostaria de circunscrever ao mínimo o número de exames vaginais (toques).
Gostaria de ser sujeita a episiotomia apenas se o procedimento for necessário para a segurança do bebé (quero referir que fiz preparação com massagem perineal, com o objetivo de evitar ou minimizar a episiotomia/laceração) usei creme para o efeito…(sei que cabe ao médico/enfermeiro que está a efetuar o parto, a decisão técnica). 
Pós-parto
Gostaria que o bebé fosse colocado “pele a pele”  imediatamente após o nascimento, se o Pediatra assim o entender.
Gostaria que os exames ao bebé fossem realizados na minha presença.
Gostaria que não me separassem do bebé em nenhum momento (só se Enfermeiro/Pediatra o entendam de extrema necessidade…
Gostaria que fosse o pai da criança, a cortar cordão umbilical
Gostaria de dar de mamar na primeira hora a seguir ao parto. PELE a PELE
Gostaria que tudo fizessem para eu amamentar exclusivamente o meu filho.
Em caso de cesariana
Gostaria de ver logo que possível o meu filho
Gostaria que mostrassem logo que possível o meu filho ao pai
Gostaria de ter as mãos livres para poder segurar no meu bebé imediatamente após o nascimento
Se possível gostaria de fazer “pele a pele”, na minha cesariana. Caso não possa, gostaria que fosse dada a possibilidade de o mesmo ser feito pelo pai.  (a MBB faz em alguns casos).

“QUERO NOVAMENTE SALIENTAR QUE É UMA LISTA DE INTENÇÕES, SEI QUE O MEU FILHO NUNCA ESTARÁ EM RISCO, POR ESTAS MINHAS PREPOSIÇÕES E INTENÇÕES” CONFIAREI QUALQUER OUTRA DECISÃO À EQUIPA DE SAÚDE”.

Sem comentários:

Enviar um comentário